Segunda-feira, 9 de Novembro de 2009
Maçonaria - Grande Loja Nacional Portuguesa vai abrir loja na Mealhada
 


 
 
 
Vai abrir nos próximos meses, na Mealhada, uma loja maçónica pertencente à Grande Loja Nacional Portuguesa – a obediência regular e tradicional masculina reconhecida pela Maçonaria Regular Continental. A loja mealhadense começará por incluir maçons naturais ou residentes no concelho da Mealhada ou na zona centro, que, no momento, se encontram associados a outras lojas espalhadas pelo país.
‘Breda’, o maçon responsável pela criação de condições para abertura da loja, ao Jornal da Mealhada, declarou que o objectivo da abertura desta estrutura no concelho da Mealhada passa pelo facto de haver um número de maçons que o justifica e que manifestaram essa vontade. Segundo nos informou, haverá na Mealhada entre sete a quinze maçons estando, alguns deles, adormecidos – temporariamente sem actividade em nenhuma loja. “Queremos expandir a prossecução dos nossos ideais e acolher mais pessoas da zona centro do país”, afirmou, ainda, ‘Breda’, que prosseguiu: “Interessa-nos, acima de tudo, que a zona centro possa usufruir, também, da acção maçónica enquanto possibilidade de crescimento espiritual dos indivíduos”.
Apesar de as actividades maçónicas serem normalmente reservadas, ‘Breda’ justifica a divulgação da informação da abertura da loja através da comunicação social: “Há a necessidade de desmitificar o que de errado se diz da Maçonaria e combater essa ignorância com o esclarecimento das pessoas”.

O que é a Maçonaria?
A Maçonaria é uma organização mundial de homens que, utilizando formas simbólicas dos antigos construtores de templos, voluntariamente se unem para o propósito comum de se aperfeiçoarem na sociedade. Admitindo no seu seio homens de carácter, sem consideração à sua raça, cor ou credo, a Maçonaria esforça-se para constituir uma liga internacional de homens dedicados a viverem em paz, harmonia e afeição fraternal. A maçonaria é uma associação de carácter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por lojas. Sendo uma associação iniciática, utiliza diversos símbolos, dos quais apenas alguns são geralmente conhecidos.

A Grande Loja Nacional Portuguesa
A Grande Loja Nacional Portuguesa é uma obediência maçónica masculina, constituída com Lojas e maçons provenientes da obediência denominada Grande Loja Regular de Portugal. Em 1996 a Grande Loja Regular de Portugal sofreu uma cisão conhecida de que nasceu a Grande Loja Legal de Portugal. A Grande Loja Nacional Portuguesa nasce a 9 de Março de 2000, agregando maçons que não participaram na cisão de 1996. A Grande Loja Nacional Portuguesa foi reconhecida pela Maçonaria Regular Continental, em contraponto com a Maçonaria Regular Anglo-saxónica que reconheceu a Grande Loja Legal de Portugal.
Actualmente a Grande Loja Nacional Portuguesa tem vinte e três lojas – sendo a da Mealhada, provavelmente, a vigésima quarta – integrando mais de quinhentos maçons.

http://www.jornaldamealhada.com/

publicado por Noticias das Regiões às 14:23
link do post | comentar | favorito
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.posts recentes

. Presidente do Sporting af...

. Empresas descontentes com...

. Isilda Gomes regressa ao ...

. Desmantelada rede crimino...

. Noronha manda destruir es...

. Açores: comerciantes da i...

. Açores: PJ deteve mulher ...

. Aumento da criminalidade ...

. Porto do Funchal vai ter ...

. Residências assistidas pa...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Beatriz, Filha Ingrata

.VISITANTES
Desenvolvimento de sites
Desenvolvimento de sites
.VISITANTES DE OUTROS PAÍSES
.subscrever feeds